BlogEcar Contábil

Você sabia que pessoas físicas podem fazer empréstimos com juros?


por: Ecar Contábil

Agora já é possível que pessoas físicas emprestem dinheiro com juros a outras pessoas físicas, existindo até mesmo aplicativos para conectar os dois lados. Esse processo recebe o nome de sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP) e tem o aval do governo desde 2018.

O empréstimo pode ser benéfico para os dois lados: a investidora tem um retorno maior do que as rendas fixas, enquanto quem pega o empréstimo tem um custo mais baixo, pagando taxas menores que a média do crédito pessoal. 

Para realizar este processo, existem plataformas eletrônicas que precisam ter autorização do Banco Central para operar neste mercado.

Entretanto, é preciso lembrar: não há garantias. Quem empresta dinheiro assume o risco de não receber.

Para isso, as empresas analisam o histórico de quem pede empréstimo e há a seguinte promessa: quem paga em dia consegue juros menores da próxima vez. Desta maneira, o risco do “calote” é reduzido.

O economista Andrew Storfer, diretor de Economia da Anefac, vê a modalidade como alternativa para quem não tem acesso fácil ao crédito e faz duas recomendações: para quem vai pegar o empréstimo, compare as taxas de juros com outras modalidades do mercado. Já para quem empresta, tenha cuidado e a certeza de que o dinheiro vai voltar.


Postado Por

Ecar Contábil
Fale Conosco pelo WhatsApp