BlogEcar Contábil

10 fatos sobre o câncer de mama para você ficar bem informado.


por: Ecar Contábil

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Abaixo listamos 10 fatos sobre o câncer de mama para você ficar bem informado:

1 – De todos os cânceres diagnosticados em mulheres, 30% são de mama.

2 – Os cânceres de mama são os que oferecem os maiores índices de sobrevivência ao longo de um período de cinco anos.

3 – Tanto que 85% dos pacientes diagnosticados com câncer de mama sobrevivem por mais de meia década.

4 – O risco de uma mulher desenvolver câncer de mama praticamente duplica se ela tiver um parente em primeiro grau — como mãe, irmã ou filha — que tenha sido diagnosticado com a doença.

5 – Estudos sugerem que entre 5% e 10% dos casos de câncer de mama são provocados por mutações genéticas hereditárias.

6 – A prática de exercícios físicos regulares — como fazer simples caminhadas, por exemplo — reduz o risco de surgimento do câncer de mama em 25%.

7 – Existe um sutiã nos EUA equipado com sensores de calor capazes de detectar sinais de câncer de mama até seis meses antes que uma mamografia poderia. O custo da peça é de US$ 1 mil — ou o equivalente a pouco mais de R$ 3 mil.

8 – Os fatores de risco mais significativos para o surgimento do câncer de mama são o gênero (feminino) e a idade (mais precisamente, o envelhecimento).

9 – Mulheres que tiveram câncer de mama podem apresentar recidiva, ou seja, a doença pode reaparecer através de metástases, atingindo outros órgãos. Infelizmente, isso pode acontecer em 30% dos casos.

10 – No Brasil, a proporção do número de mortes por câncer de mama com respeito ao número total de falecimentos no país passou de 1,8% entre 1991 e 1994 para 2,6% entre os anos de 2007 e 2010.

Nós, do Grupo Ecar, acreditamos que a informação é a primeira etapa da prevenção!

Leia mais em http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp


Postado Por

Ecar Contábil
Fale Conosco pelo WhatsApp